Bitcoin poderia ajudar a obter serviços financeiros, tornando-os mais acessíveis

As plataformas apoiadas por tecnologia Blockchain estão oferecendo a capacidade de acessar vários mercados de uma maneira fácil e acessível.

O preço do Bitcoin (BTC) disparou recentemente, após meses de estabilidade. Em abril e maio, os preços de negociação ficaram entre a faixa estreita de $9.000 e $10.000, com a volatilidade realizada caindo para seu menor valor em três anos, em meados de julho.

A especulação por trás do movimento dos preços surgiu em meio à incerteza econômica trazida pelo surto da COVID-19, coincidindo com taxas recorde de juros baixos e um mercado acionário cada vez mais volátil. A questão é: Será que a recente recuperação da moeda criptográfica irá reflectir o início de um pico de preços, que foi visto pela última vez em 2017?

O recente pico do Bitcoin coincidiu na verdade com o do ouro. Isto reforça o ponto de vista de alguns analistas que há muito sugerem que os investidores devem tratar tanto o Bitcoin como o ouro como activos seguros durante uma perturbação e volatilidade do mercado sem precedentes.

Nigel Green, o fundador e CEO do Grupo deVere – uma organização independente de consultoria financeira – mencionou no mês passado que „os investidores estão se aglomerando em busca de ativos seguros, em particular aqueles não vinculados a nenhum país específico, como Bitcoin e ouro“. Ele acrescentou:

„A Bitcoin está actualmente a ganhar a sua reputação como uma forma de ouro digital. Até agora, o ouro tem sido conhecido como o principal ativo seguro, mas o bitcoin – que compartilha suas principais características de ser uma reserva de valor e escassez – poderia potencialmente derrubar o ouro de sua posição de longa data no futuro, à medida que o mundo se torna cada vez mais movido pela tecnologia“.

Relacionado: Para onde, oh para onde foi a volatilidade do Bitcoin? Parte 2

Democratizando o acesso a investimentos em refúgio-seguro
Embora o princípio de investir em alguns destes potenciais activos seguros – Bitcoin, ouro ou mesmo o mercado imobiliário – esteja bem e bem, como podem os investidores domésticos do dia-a-dia começar a capitalizar esta tendência?

Felizmente, novas plataformas e aplicações tecnológicas surgiram e ganharam popularidade nos últimos anos, proporcionando a oportunidade para os participantes calouros e experientes de investir em ativos que nem sempre são facilmente acessíveis ou fáceis de entender.

Alguns exemplos bem conhecidos de tais plataformas incluem

● Robinhood: Talvez o mais conhecido de todos os novos aplicativos para investidores, Robinhood permite que os usuários invistam em milhares de ações com tão pouco quanto $1, usando um método de „ações fracionárias“. Os investidores podem personalizar portfólios com peças de diferentes empresas e fundos para ajudar a reduzir o risco, e as negociações colocadas durante o horário de mercado são executadas em tempo real, o que significa total transparência nos preços das ações.

● Ziglu: Esta plataforma de desafio facilita aos investidores interessados mergulharem o seu dedo do pé na Bitcoin. Sem taxas ocultas, usar o Ziglu é uma forma rápida e simples de comprar e vender criptografia, com ativos em moedas criptográficas de até 50.000 libras esterlinas seguradas contra ciberataques.

● Goldex: A tecnologia de negociação na Goldex ajuda você a encontrar as melhores ofertas disponíveis no primeiro mercado de ouro do mundo, em um aplicativo fácil de usar. Os preços de mercado podem ser verificados em tempo real, assim como todos os aspectos de sua ordem, incluindo preço de execução e comissão, para que você saiba exatamente o que você recebe.

● LendInvest: A LendInvest é a principal plataforma de financiamento imobiliário do Reino Unido e oferece hipotecas de curto prazo, de desenvolvimento e de buy-to-let a intermediários, proprietários e promotores em todo o Reino Unido, utilizando tecnologia para criar uma melhor experiência de empréstimo.

Para além destas populares soluções de acesso digital, existem também plataformas tecnológicas que permitem às pessoas investir em activos alternativos ainda mais exóticos, tais como bolsas de luxo e cavalos de corrida.

Estas empresas e muitas outras têm a função comum de diminuir as barreiras de entrada para o benefício final do investidor do dia-a-dia. No caso do Bitcoin, por exemplo, a nossa ambição é que as pessoas acabem por usar moedas criptográficas, tal como fariam com qualquer outra moeda fiat.

Eu acho que todas as moedas, tradicionais e digitais, devem ser integradas no setor de serviços financeiros. Sejamos realistas, o acesso a qualquer moeda através de um banco nunca foi fácil. Pensamos que todas as moedas, incluindo a digital, devem ser tratadas de forma igual e ser igualmente acessíveis.

Seja qual for a sua paixão – quer tenha uma sensação de intuição para a próxima grande vitória, quer uma simples preferência pelo acesso aos chamados portos seguros durante estes tempos incertos – as tecnologias modernas, como a criptografia e a cadeia de bloqueio, fornecem-lhe todos os instrumentos necessários para investimentos que só se tornaram possíveis nos últimos anos.

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.

Os pontos de vista, pensamentos e opiniões aqui expressos são apenas do autor e não refletem ou representam necessariamente os pontos de vista e opiniões da Cointelegraph.